Se unirmos as expectativas sobre o ano de 2011 que se inicia à compreensão do desenvolvimento e aprendizado do homem no passado (aprendizado que ainda se encontra muito influente), o resultado será um confronto entre o que se sabe e o que será possível fazer para atender as exigências das novas profissões e novos ambientes de trabalho.
Percebemos que a dimensão do progresso, da tecnologia, da novidade e do desejo não elimina o que é possível fazer, uma vez que jamais será possível aprender toda a evolução do progresso nos diferentes ramos de conhecimentos.
Entretanto, quanto mais presenciamos o desenvolvimento das ciências e tecnologia, mais urgente se torna a necessidade de potencializarmos o meio de adquirir informações, de pensamento flexível, da possibilidade de crescer, de ter sonhos e esperanças, para assim alcançarmos o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
A rigor, verificamos que a complexidade do ato de assimilar os conteúdos e aprender a pensar une várias dimensões distintas como: orgânicas, cognitivas, afetivas, inconscientes, sócio-culturais – muitas delas facilitadoras de um aprendizado mais comprometido com um cidadão ético, importando-se não somente consigo, mais com seu próximo e, principalmente, com o planeta e o meio onde vive.
Independente de todo um acervo pedagógico já existente ou do amplo reconhecimento dos precursores dessa arte-ciência, um olhar plural como estratégia na aprendizagem são trilhas novas e com poucas pegadas para serem percorridas.
Assim, observar a aprendizagem a partir da singularidade do aprendente é buscar novas possibilidades de ensino, é abrir espaços modificando a rigidez e as desconstruções de modalidades de aprendizagem sintomática, ajudando a recuperar o prazer de aprender e a autonomia no exercício do pensamento.
O ambiente de ensino personalizado de matemática e português constitui uma proposta válida para potencializar indivíduos reflexivos, criativos e acima de tudo críticos diante de todo o contexto apresentado pela sociedade.
É com esse olhar que o curso Free Way - Matemática e Português adota a metodologia personalizada com um material didático plural, mudando, assim, o papel do professor cuja função agora é desafiar o aluno a pensar por si só, a analisar e a questionar aquilo que a escola, família e a vida desejam que ela aprenda, criando condições que facilitem tal aprendizado.
O conteúdo adotado pelo Curso terá sua definição após as seguintes etapas: entrevista com os responsáveis (se for criança ou adolescente); entrevista com a criança e/ou adolescente; verificação de boletins e provas escolares; a matrícula e, por último, realizar-se-á uma sondagem rigorosa verificando, deste modo, o estágio em que o aluno (a) se encontra para definição do conteúdo inicial. Caso o aluno apresente dificuldades anteriores à sua série escolar, o primeiro passo a ser dado é removê-las para, posteriormente, trilhar um caminho a fim de alcançar e superar a série escolar.
O curso Free Way - Matemática e Português possui quatro etapas assim definidas:
1ª etapa – remover as dificuldades;
2ª etapa – alcançar a série escolar;
3ª etapa – ultrapassar a série escolar e
4ª etapa – ir em busca do conhecimento, procurando ampliá-lo cada vez mais.
E o que é um material pedagógico plural?
É um material cujo conteúdo está contextualizado e relacionado com o perfil do aluno, do seu estágio e de sua série escolar. Utilizaremos o livro da escola do aluno, paradidáticos, revistas, jornais, material concreto, o material do Curso e jogos educativos no computador. Dessa forma, propiciaremos um tecido pedagógico rico e uma boa convivência com as múltiplas ferramentas de estudo, proporcionando uma intimidade com a matemática e o português e facilitando o aparecimento de suas potencialidades.
É indispensável a avaliação individual de cada conteúdo ensinado, com a preocupação de acompanhar o processo do aluno para o saber sistematizado, pois o aluno não só se depara com regras e limites do próprio conteúdo, mas com suas expectativas e dos familiares na construção do conhecimento, para, dessa forma, melhor alcançar seu propósito de vida.